Asas Abertas encerra o ano em clima de emoção

Asas Abertas

Emoção, cultura e amizade foram o tom do último Portela de Asas Abertas do ano, realizado no sábado, 11 de novembro. Além de promover uma roda de samba em homenagem ao cantor e compositor Paulinho da Viola, o coletivo inaugurou uma exposição sobre a carreira da lendária ex-porta-bandeira Vilma Nascimento. Outro destaque foi o 2º Encontro dos Consulados da Portela, que reuniu visitantes de diversas cidades do Rio e de outros estados.

Para celebrar os 75 anos de Paulinho da Viola, integrantes do agrupamento do Consulado da Portela de São Paulo, do Núcleo de Resistência e Pesquisa Tudo Azul Paulistano e do Samba da Princesa (de Juiz de Fora) lembraram sambas compostos pelo autor de “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”.

A comemoração ganhou um colorido especial porque nosso presidente de horna Monarco apareceu de surpresa e fez questão de participar da roda de samba. Aos 84 anos, o sambista esbanjou vitalidade e emocionou a todos ao cantar pérolas do baú portelense e clássicos do samba, como “Se Você Jurar”.

Na abertura dos trabalhos musicais da tarde-noite memorável, o Samba da Princesa brindou o grande público presente com um repertório de chorinhos compostos por Paulinho, uma parte de sua obra pouco divulgada, mas de altíssima qualidade. “É uma preciosidade”, resumiu o diretor Cultural da escola, Rogério Rodrigues. No set final, após a apresentação do pessoal de São Paulo, ainda houve pérolas como um samba com estrutura de samba-enredo “Cântico à Natureza”.

A programação do último ‘Asas Abertas’ também abriu espaço para o 2º Encontro dos Consulados da Portela, que recebeu as representações oficiais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Vale do Café (RJ), além de portelenses do Maranhão e Piauí. Na ocasião, comemorou-se o segundo ano de fundação do Consulado paulista e o primeiro aniversário da representação gaúcha.

Além disso, como tem sido tradicional nas edições do Asas em 2017, os presentes puderam comprar produtos na Feira de Afro-empreendedoras.

“Na minha avaliação, não poderíamos ter encerrado as atividades do Departamento Cultural de maneira mais brilhante: comemorando os 75 anos de Paulinho da Viola, homenageando Vilma Nascimento, uma das nossas grandes personalidades, e reunindo os portelenses de várias partes do Brasil dentro de um dos projetos mais bem-sucedidos do Cultural: a roda de samba Portela de Asas Abertas”, avaliou Rogério Rodrigues.

Asas Abertas Novembro 2017

Facebook Comments