asas-vg-06

Velhas guardas são homenageadas na Portela

Asas Abertas

A edição do Portela de Asas Abertas realizado pelo Departamento Cultural no dia 19 foi inteiramente dedicada à raiz da instituição escola de samba as velhas-guardas das escolas de samba. Além dos bambas da Majestade do Samba, o evento recebeu a nobre visita da Galeria da Velha Guarda do Salgueiro.

“Nossas escolas são produtoras de cultura e convivência social e nada é mais simbólico neste universo que as velhas guardas”, afirmou o diretor cultural, Rogério Rodrigues. “Nestes tempos em que o samba sofre ataques, nada melhor do que nos voltarmos para as raízes, a essência”, completa.

A parte musical ficou por conta do Núcleo de Resistência Cultural Produto do Morro. O grupo tocou sambas dos grandes mestres do samba carioca como Bide, Marçal, Ismael Silva, Nilton Bastos, Alcides Malandro Histórico, Paulo da Portela, Manacéa, Casquinha, Walter Rosa, Monarco, Candeia, Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Geraldo Babão, Caxiné, Noel Rosa de Oliveira, Anescar, Wilson Baptista, Cartola, Padeirinho, entre outros.

Também neste dia foi inaugurada no Centro de Memórias a exposição As Artes de Caetano, um tributo à memória de Antônio Caetano, jovem integrante da Marinha brasileira, que por causa de um amor passou a frequentar o bairro de Oswaldo Cruz, onde ajudou a fundar a Portela.

O compositor, dramaturgo e escritor Aloisio Villar, fez uma tarde de autógrafos de seu livro Na passarela do teu coração, uma história de ficção que tem em seu final depoimentos de personalidades do samba.

[supsystic-gallery id=2 position=center]

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode
ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

E Aloisio Villar fala sobre a emoção de lançar seu livro na Portela

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

Facebook Comments