Roda de Samba encerra turnê de Nilce Fran pelo Japão

Consulados da Portela

Uma animada roda de samba encerrou a turnê da Coordenadora da Ala de Passistas da Portela e Diretora de Harmonia, Nilce Fran, ao Japão. O evento ocorreu domingo (23), no Restaurante “Que Bom”, que fica no Bairro de Asakusa, em Tóquio, onde é realizado desde 1981 o “Asakusa Samba Carnival”, maior desfile de escolas de samba fora do Brasil. Cerca de 70 japoneses estiveram no local para dançar, cantar, tirar fotos e receber autógrafos de Nilce.

Em 10 dias de estadia no arquipélago japonês, a passista Estandarte de Ouro da Portela ministrou 14 oficinas em três diferentes Estados japoneses para cerca de 80 passistas de várias agremiações nipônicas. Também deu aulas especiais para quatro escolas de samba japonesas: GRES ICU Lambs, GRES Alegria, GRES Estrangeiros e GRES Saúde. Uma dessas oficinas ocorreu dentro de uma universidade.

Segundo Kishuko Sudoh, vice-presidente do Consulado da Portela no Japão e passista da Portela, “Nilce Fran tem um estilo de dançar e uma didática muito particular. As passistas japonesas entenderam exatamente os pontos principais realçados por ela, que dão ênfase ao samba com elegância, postura, força nas pernas e nos quadris, movimentos corretos das mãos, dos braços, e técnica apurada.”

Nilce Fran avaliou como muito bom o resultado das oficinas. “As meninas vieram com muita vontade de aprender e a paixão delas pela dança do samba ajudou bastante. Obviamente que devido ao curto espaço de tempo para o ensino, apenas 10 dias, nem todas conseguiram alcançar o nível desejado por mim. Mas, hoje, elas sabem exatamente como dançar com elegância, sem firulas, usando apenas os movimentos relacionados a arte de sambar”, ressaltou Nilce Fran.

O Consulado da Portela no Japão planejou, organizou, patrocinou e realizou a turnê de Nilce Fran, que teve como parceiros a Ala de Passistas da Portela, o Departamento Cultural da Portela e o apoio institucional da Embaixada do Brasil no Japão.

Além de Nilce estiveram no Japão este ano, o mestre de bateria, Nilo Sérgio, o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre. Todas as viagens fizeram parte das comemorações dos 95 anos do GRES Portela no Japão.

Ainda este ano, o Consulado da Portela no Japão planeja novas atividades e muitas surpresas para 2019.

(Por Marcelo Sudoh)

Facebook Comments