Passista portelense faz palestra na Embaixada do Brasil em Tóquio

Consulados da Portela

A passista da Portela, Nanda Coelho, ministrou no dia 27 de setembro uma palestra na Embaixada do Brasil em Tóquio sobre o desfile que deu à Águia Altaneira o 22º título de sua história. Participaram do evento cerca de 60 japoneses de diversas escolas de samba que, sem saírem da capital japonesa, fizeram uma viagem imaginária aos detalhes que envolvem o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Além da passista Nanda, dois outros japoneses que desfilaram na Portela foram convidados para falar sobre a experiência de serem campeões do carnaval carioca: o dançarino Yohji Nakajima, que desfilou no Abre-Alas, e a passista Kishuko Sudoh, que desfilou na Ala de Passistas.

A palestra começou com o presidente do Consulado da Portela no Japão e ritmista do naipe de cuícas da Tabajara do Samba, Marcello Sudoh, explicando como foi apresentado o enredo de 2017 na avenida através de suas alas e alegorias. Sudoh usou o livro Abre-Alas da Liesa traduzindo para a língua japonesa o que representavam as fantasias dos segmentos, as alegorias e os principais aspectos plásticos do desfile.

Em seguida, Nanda Coelho contou aos japoneses sobre sua trajetória no mundo do samba e como chegou à agremiação de Oswaldo Cruz. A passista portelense exaltou o trabalho da Coordenadora da Ala Feminina de Passistas, Nilce Fran, e de Valci Pelé, que cuida dos passistas masculinos. Segundo ela, Nilce Fran foi a principal responsável pelo seu aprimoramento na dança do samba e também de uma geração de passistas que hoje fazem parte da elite do carnaval carioca na área. Nanda também falou das surpresas que ocorreram no desfile, dentre elas, a ordem que recebeu para deixar a ala de passistas e desfilar numa alegoria.

O Abre-Alas este ano contou com a presença do japonês Yohji Nakajima, que já foi terceiro mestre-sala na Grande Rio, membro da Comissão da Frente da Porto da Pedra, ocupando outras posições em várias escolas de samba cariocas. Nakajima disse que o marcou muito a imagem da Águia no carro Abre-Alas iluminada pelo pôr do sol no Desfile das Campeãs e também a paixão que os portelenses sentem pela agremiação.

Kishuko Sudoh, veterana passista do Carnaval de Asakusa, estreou na Ala de Passistas da Portela depois de passar por teste aplicado pela Coordenadora da Ala, Nilce Fran. Conforme Kishuko, que estuda a dança das passistas cariocas há mais de 26 anos, Nilce representa o que existe de melhor nesta arte, convergindo técnica, criatividade, união e disciplina. Ver sua escola campeã do carnaval e participar da festa do título na quadra foi um sonho realizado.

Após a explanação, os três palestrantes responderam perguntas dos participantes, que ouviram descrição minuciosa não só do desfile, mas também dos bastidores da festa e das surpresas que cercam os últimos minutos antes de entrar na avenida.

A palestra foi mais um evento oficial da escola no Japão, patrocinado pelo Consulado da Portela no Japão em parceria com o Departamento Cultural. O Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Tóquio, que tem como objetivo incentivar a prática e apresentar aspectos da cultura brasileira aos japoneses, ofereceu aos palestrantes e aos participantes bebidas variadas e queijos.

Nanda Coelho Japão

Facebook Comments