integrantes do instituto Glória ao Samba tocando em uma roda de batuqueiros

Edição especial comemora descoberta de disco inédito com sambas da Portela

Asas Abertas

O Departamento Cultural realiza no sábado, 11 de agosto, a partir de 15h uma edição extra do Portela de Asas Abertas, a roda de samba mais charmosa do Rio. O mote desta vez é celebrar a descoberta recente de um tesouro musical, um disco gravado em 1959 com sete músicas da Águia Altaneira. “Em função do aniversário de 95 anos da nossa fundação, achamos que este evento merecia comemoração à altura”, explica o diretor cultural, Rogério Rodrigues.

O disco foi descoberto pelo Instituto Glória ao Samba e contém o samba-enredo com que a Portela foi campeã do carnaval de 1958 e outras seis faixas de grandes compositores como “Manhãs Brasileiras”, de Manacéia.

O Glória ao Samba localizou em São Paulo as fitas com a dona do acervo do selo Festa que fez as gravações, até chegou a colocar o título em catálogo, mas nunca o lançou comercialmente. Segundo Paulo Mathias, este era uma espécie de “unicórnio, disco mitológico das escolas de samba, que era procurado por diversos pesquisadores”.

“Acionamos meio mundo para achar um gravador de rolo e sermos capazes de ouvir as fitas; quando conseguimos, mal acreditei que tínhamos encontrado esta joia”, relatou Rafael Lo Ré, um dos garimpeiros. A intenção do Glória ao Samba é lançar até o final do ano o disco ainda inédito nas versões em vinil e CD.

Encontrado disco com músicas inéditas da Portela

O Glória ao Samba será responsável pela parte musical desse Asas Abertas. Dentro do repertório da roda ainda estarão composições do presidente de honra da escola, Mestre Monarco, que faz 85 anos no dia 17/8.

O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, celebra a descoberta do disco. “O projeto ajuda a resgatar e divulgar a memória da escola. Essas músicas, hoje, só existem na cabeça de algumas pessoas”, afirmou.

Como já é tradição nas edições do Asas Abertas, o público presente poderá adquirir os produtos da Feira de Empreendedores e comprar artigos do Cultural para ajudar na realização dos projetos do departamento. As pastoras da Portela também estarão vendendo seus quitutes como caldos, pastéis e os disputados bolinhos de feijoada.

Siga o Departamento Cultural nas redes sociais @portelacultural e acesse o site portelaweb.org.

Serviço:
Portela de Asas Abertas especial
Quando: 11 de agosto, a partir de 15h
Convidado musical: Glória ao Samba
Feira de afroempreendedores
Valores:
Entrada: R$ 15 (preço único) ou
Torcidas organizadas uniformizadas: R$ 5
Sócios estatutários e sócios-torcedores não pagam
Quadra da Portela: Rua Clara Nunes, 81

 

Facebook Comments