A Portela nos anos setenta e o presente, 1970

Portela de Tempos Atrás

Por Marcello Sudoh, presidente do Consulado da Portela no Japão

Em 1970, a Portela conquistou seu 19° título consolidando-se como a escola que mais venceu o Carnaval Carioca. Comandada por Natal e Armando Passos, a agremiação havia saído do seu reduto em Oswaldo Cruz e Madureira, para ensaiar em Botafogo, atraindo um novo perfil de torcedor.

A decisão gerou críticas de alguns setores da Escola, mas fez o portelense entender a nova realidade daquele período, ou seja, que a torcida da Portela já havido rompido as fronteiras dos dois bairros do subúrbio carioca.

Assim, a oportunidade levou os portelenses a ouvirem a sua Velha Guarda, transformada em “conjunto show” naquele 1970 e, paralelamente, absorverem novas ideias e práticas que possibilitariam a agremiação a direcionar parte de seu sucesso para o incentivo e a produção de “cultura de massa”.

Foi dessa forma que a Portela – então campeoníssima e olhando para o futuro – fortaleceu seu Departamento Cultural lançando mão do magnífico potencial humano e artístico de seus componentes para a realização de atividades envolvendo cinema, teatro, literatura, música e artes plásticas. Se beneficiaram dessas atividades todos os cariocas, mas também os próprios portelenses.

Passados 49 anos daquele período, vemos o GRES Portela retomar o caminho onde a tradição, viva em seus baluartes e segmentos, dá a mão à novas atividades culturais que valorizaram sua comunidade e preparam aqueles que chegam à agremiação.

O trabalho realizado no início daquela década de 70 foi reportagem da revista Manchete, que reproduzimos abaixo.


Facebook Comments