Sobre o Cultural

Diretor do Departamento Cultural

Rogério Rodrigues

Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela FEBF UERJ, é diretor do Departamento Cultural da Portela desde 2016. Membro-fundador da Equipe site Portelaweb, idealizou os projetos Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz, Consulados da Portela, Portela de Asas Abertas e FliPortela, do qual é, também, um dos curadores.


Membros do Departamento Cultural

Almir Barbio

Bibliotecário, um gonçalense apaixonado pelo samba desde sempre, que em 1990 descobriu o carnaval da Cidade Maravilhosa. Em 1993 embarcou apaixonado nessa viagem apaixonante pelo rio azul e branco da Portela.

Tarsilo Delphim

Primeiramente formado na vida como Portelense. Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Igualdade e Diversidade pela London Metropolitan University, e carreira em ensino do idioma Inglês. Atua nas diversas atividades como planejamento e colaboração na organização de projetos como Portela de Asas Abertas (roda de samba acústica realizada bimestralmente na quadra da Portela), Cine samba Candeia e o projeto Memória Portelense (depoimentos de baluartes e personagens fundamentais no universo portelense); Desenvolvimento e elaboração de projetos que visem a participação do Departamento Cultural em editais de financiamento de projetos culturais; Participação e representação do Departamento Cultural na escolha de Samba Enredo do GRES Portela; Elaboração e desenvolvimento de sugestões de enredos e sinopses.

Dandara Luanda

Nascida e criada em nos arredores da escola, é frequentadora da quadra desde criança e desfila pela comunidade da Portela. Tem suas raízes fincadas no samba e se diz portelense desde antes do ventre materno. Formada em Educação Física, atuou enquanto profissional utilizando o samba como prática da cultura corporal do movimento. Atualmente estuda Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está atuando diretamente na construção do novo conceito da roda de samba Portela de Asas Abertas.

Mauro Sérgio Farias

Historiador e técnico da UERJ. Técnico em Carnaval pelo CIETH-RIO. Pesquisador com trabalhos publicados na área, já foi avaliador do Estandarte Mirim, premiação da AESM-rio.

No momento, atua nos Departamentos Culturais do GRES Portela e da SRES Lins Imperial, além de integrar a equipe de carnaval da GRES Guerreiros Tricolores.

Um apaixonado por samba, carnaval e História.

Ruan Lucena

Nascido e criado em Oswaldo Cruz. É historiador formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.  Diretor e Roteirista do documentário Do Samba ao Sample: Entre duas Culturas.
Foi fundador e ex-coordenador do Pré-vestibular da Portela e atuou também como membro do Departamento de Cidadania da escola.
Autor dos enredos Iamandu e Jaci: O sopro da criação para o carnaval 2019  e Nilce Fran, filha de Iansã para o carnaval 2020 do GRES Rosa de Ouro. Participou ainda como integrante da Comissão de Carnaval do GRES Difícil é o Nome para o carnaval 2020.

Colaboradores do Departamento Cultural

Marcelo Hargreaves

Carioca de nascimento, apaixonado pelo  samba e Portelense azul royal desde os 10 anos. Jornalista formado pela Universidade Metodista e pós-graduado em Roteiro Audiovisual pela Faculdade Senac em São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdo.

Foi repórter de política e especializou-se em conteúdo para internet participando de experiências de jornalismo digital, criação de sites, branded content e redes sociais para empresas de mídia, a iniciativa privada e órgãos públicos.

Faz parte do grupo PortelaWeb e atua como colaborador do Departamento Cultural desde 2016.

Marcello Sudoh

Nascido no bairro de Botafogo, se tornou portelense por causa da família, que torcia para a agremiação. Foi levado pela primeira vez à Portela em 1977, por seu professor de Literatura para fazer trabalho escolar. Frequentou o Mourisco de 1978 a 1982 e, atualmente, toca no naipe de cuícas da Tabajara do Samba. Formado em Ciências Sociais pela UFF é pesquisador sobre escolas de samba, com enfoque em baterias. É membro da PortelaWEB e reside em Tóquio desde 1991, onde fundou a primeira torcida da Portela no exterior (2012) e o primeiro Consulado da Portela (2016) fora do Brasil.

Facebook Comments