oficina de samba para japoneses

Nilce Fran realiza oficina virtual de samba para japonesas

Consulados da Portela

Nem mesmo o frio intenso de três graus em Tóquio impediu que 30 passistas japonesas participassem da Segunda Oficina Virtual da Dança do Samba organizada pelo Consulado da Portela no Japão, dia 31 de janeiro, no Estúdio Bass on Top, Bairro de Shinjuku, na capital nipônica. O Consulado alugou uma sala espelhada com dois telões e internet onde as participantes puderam acompanhar as orientações da Coordenadora da Ala de Passistas da Portela, Nilce Fran, que do Rio de Janeiro ministrou a Oficina.

Componentes de alas de passistas de várias escolas de samba japonesas, as meninas vibraram ao verem na tela a detentora do Estandarte de Ouro de Melhor Passista, em 2012, considerada na atualidade uma das melhores coordenadoras e formadoras de passistas do planeta.

Nilce aceitou o convite da vice-Presidente do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, para ensinar, via internet, a arte de samba para um grupo seleto de passistas, muitas delas rainhas de bateria de agremiações japonesas. O evento dá continuidade as ações do Consulado da Portela no Japão, que desde 2016, e em parceira com o Departamento Cultural da Portela, divulga o nome da agremiação no país.

No Rio eram 9h da manhã e em Tóquio 20h. De um lado verão. Do outro inverno. O samba uniu mais uma vez professora e alunas, Brasil e Japão, país que inspirou a bandeira da Portela, segundo contou seu próprio criador, Antonio Caetano, no livro “Paulo da Portela: traço de união entre duas culturas” (Funarte, 1980).

Durante a Oficina, Nilce Fran observou as meninas sambando e, a partir dessa observação, ensinou onde as meninas deveriam corrigir sua dança. O foco ficou no movimento dos braços, na abertura das pernas e no movimento dos quadris. Segundo Nilce, as meninas estavam levantando muito o braço ao dançar, com a palma das mãos para cima, abrindo um pouco os joelhos e com algumas falhas de coordenação entre as pernas e o quadril. As trinta passistas dançaram ao som do samba-enredo da Portela de 2017, na voz de Gilsinho. Também participaram da Oficina as diretoras do Consulado da Portela no Japão, Ayako Yazawa e Noriko Kiyama

Ao final do evento, o grupo tirou fotos com Nilce aparecendo no telão e agradeceram ao Consulado da Portela no Japão e ao Departamento Cultural da Portela por mais uma oportunidade de aprender a arte da dança do samba, com a prata da casa portelense.

Depois do carnaval de 2017, o Consulado da Portela no Japão realizará eventos em comemoração ao aniversário de 95 anos da Portela, além de novas sessões do Cinema Portela, seminários e encontros.

Fotos: Ayako Yazawa

Oficina Japão Nilce Fran

Facebook Comments