Consulado no Japão exibe documentário sobre Carnaval 2015 em universidade de Tóquio

Consulados da Portela

Cerca de 25 alunos da Faculdade de Língua Portuguesa da Universidade dos Estudos Estrangeiros de Tóquio assistiram, no dia 25 de outubro, à exibição do documentário 82 Minutos, do diretor Nelson Hoineff, que aborda os preparativos do desfile da Portela para o carnaval de 2015. O evento foi realizado na sala de palestras 227 da instituição pelo Consulado da Portela no Japão e pelo Departamento Cultural da escola.

A atividade faz parte de projeto apresentado pelo Consulado da Portela no Japão à vice-reitora da universidade, Chika Takeda, e ao professor da Faculdade de Língua Portuguesa, Eliseu Pichitelli. O objetivo é usar o samba como objeto de aproximação entre os alunos japoneses, a língua portuguesa e a cultura brasileira, tendo como fio condutor a  Portela.

A Universidade dos Estudos Estrangeiros de Tóquio existe desde 1898 e a Faculdade de Língua Portuguesa desde 1916. O campus está localizado no Estado de Tóquio, na cidade de Fuchu e abriga 4,3 mil alunos japoneses e estrangeiros.

O documentário foi legendado para a língua japonesa, mas os alunos se esforçaram para entender os diálogos e a gíria carioca presente na obra.

Depois da exibição, os alunos fizeram perguntas ao presidente do Consulado da Portela e ritmista do GRES Portela, Marcello Sudoh, à vice-presidente do Consulado da Portela e passista da escola, Kishuko Sudoh, e ao diretor do Consulado e presidente do GRES Bárbaros, Kiyohisa Hoshino. Ao final, os alunos vestiram fantasia da bateria e de passista da Portela e tiraram fotos.

Além da exibição do documentário estão sendo elaboradas oficinas de instrumentos, de dança, palestras sobre a história do samba e das escolas de samba e debates em torno de tema.

Facebook Comments