“O Rochedo e a Estrela” é exibido na quadra em nova edição do Cine Samba Candeia

Carnaval e Cultura Cine Samba Candeia

O Departamento Cultural da Portela organizou no último sábado (26)  uma tarde para aprofundar o conhecimento a respeito do enredo da escola para o Carnaval 2018, De Repente de Lá pra Cá e dirrepente de Cá Pra Lá, de autoria de Rosa Magalhães.

Em uma nova edição do Cine Samba Candeia foi exibido o documentário O Rochedo e a Estrela, dirigido por Katia Mesel. O filme aborda a trajetória da comunidade judaica em Pernambuco durante o domínio holandês, no século 17, incluindo a luta de Maurício de Nassau pela liberdade religiosa e que permitiu a implantação da primeira sinagoga das Américas, a Zur Israel, em Recife.

O enredo da Portela para o carnaval 2018 trata deste pedaço da história do Brasil e de como a comunidade judaica se viu impelida a deixar o país quando Portugal, então sob domínio da Santa Inquisição, retomou o controle de Pernambuco. Um grupo de judeus “brasileiros” emigraram para a América do Norte e participaram da fundação da cidade de Nova York.

Depois da exibição do documentário, fhouve um debate com participação da diretora Katia Mesel, do professor e escritor João Baptista Vargens, do professor e historiador Luiz Antônio Simas e do presidente do Conselho Fiscal da Portela, Fábio Pavão. Na ocasião, esteve presente o chefe da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo (MinC/RR-RJ ES), José Haddad.

Radiante, Katia Mesel fala sobre  o evento. “Ter exibido ‘O Rochedo e a Estrela’ na quadra da Portela, tendo o mesmo tema que o enredo de 2018, ano que completo cinco décadas de cinema, é para mim mais do que um sonho tornado possível, é um sinal de que a força da liberdade, da tolerância, do acolhimento tudo transforma, e continua atual dentro do nosso desejo de igualdade, harmonia e compreensão. Costumo dizer que o filme não é sobre judaísmo, é sobre a liberdade, é sobre transformação, sobrevivência, êxito, antídoto às rejeições da igreja vigente. Mostrar meu documentário na Portela, no momento em que estão sendo desenvolvidos os primeiros esboços do desfile, me motiva, me faz sentir incluída nessa empreitada coletiva, de uma energia sem par.”

(Texto reproduzido do site: Representação Regional Nordeste)

Facebook Comments