Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar Uma Sabiá

Exposições Culturais

O Departamento Cultural da Portela traz para a comunidade e o público em geral toda a força da brasilidade e da diversidade cultural de Madureira que inspirou duas grandes artistas, mulheres à frente de seus tempos. Aqui, estão o colorido e a alegria dos Carnavais de rua , o preceito dos terreiros, os quintais, , as ladeiras dos subúrbios, as telas de Tarsila e os Lps de Clara. Uma paulistana e a outra mineira. Ambas em Madureira.

Essa modernidade de Madureira reside naquilo que a Capital dos Subúrbios tem de mais forte: seu povo diverso.

Tarsila viu e retratou este país que tanto ela quanto seus amigos modernistas idealizaram nos anos 1920.

Clara Nunes, ao chegar à Portela, nos anos 1970, não só se inspirou para dar a grande guinada em sua carreira musical, como mergulhou em seu cotidiano, deu voz aos seus poetas, participou dos seus desfiles e fez sua profissão de fé: sua missão era cantar esta Nação e sua religião mestiça.

Esta exposição contou com a inestimável colaboração de três dos alunos do curso técnico de carnaval que o Portela Cultural promoveu entre maio e novembro de 2017, não só na confecção, mas, sobretudo , na concepção. E traz de volta algumas peças da segunda exposição do Cultural na gestão Portela Verdade, no início de 2014: “Carnaval em Madureira”, uma parceria com o Centro de Referência do Carnaval da UERJ. Coincidência? Preferimos acreditar nas forças da natureza.

Rogerio Rodrigues
Diretor Departamento Gres Portela

Na Madureira Moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá
Curadoria
Rogerio Rodrigues
Carlos Eduardo Torres
Júnior Lopes
Luciene Dias da Silva
Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar Uma Sabiá

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