Portela na Lapa celebra samba-enredo na véspera da final do concurso para o Carnaval 2018

Portela na Lapa

O azul das águas do mar e dos rios vai inundar o Espaço Multifoco, no próximo dia 12 de outubro a partir de 21h, na última edição do ano do projeto Portela na Lapa. Esta é uma verdadeira roda de samba em episódios idealizada pelo Departamento Cultural, em que a escola atual campeã do Carnaval reconta e canta sua história e personagens.

Na véspera da noite em que vai escolher seu hino para o Carnaval 2018, o tema do episódio não poderia ser outro: uma homenagem ao samba-enredo. As três parcerias finalistas poderão fazer um ensaio geral antes da disputa que decidirá o samba que a Portela cantará com o enredo De Repente De Lá Pra Cá e Dirrepente de Cá Pra Lá.

A noite terá hinos de outros anos interpretados pelo grupo Exaltação ao Samba-Enredo. A playlist está sendo escolhida por votação na funpage do Cultural no Facebook. Os 10 mais votados serão tocados na casa. Entre os sucessos que devem fazer parte da jornada estão o samba campeão de 2017, o já histórico de 2012 chamado carinhosamente pelos torcedores de “Madureira sobe o Pelô” e outras obras clássicas da galeria de sambas portelenses.

Na ocasião, também será prestada uma homenagem ao Conjunto Praça XI, sexteto que se dedica à pesquisa e execução de sambas dos antigos compositores das escolas de samba e da época de ouro do rádio e que participou de todas as edições do Portela na Lapa ao longo do ano. Eles poderão dar uma canja dos clássicos da escola das décadas de 30 a 60.

O diretor Cultural, Rogério Rodrigues, faz um balanço de todas as edições e ressalta a importância do Portela na Lapa. “Este projeto é uma iniciativa para fortalecer os laços que sempre existiram entre o bairro boêmio por excelência da cidade e o subúrbio e nada melhor do que a nossa história”, afirma. Nas edições anteriores, os temas foram os primeiros anos de fundação, os carnavais dos anos 40 com a chegada de Candeia e da turma do Muro à escola, além de tributos a Zé Kétti e Clara Nunes.

Rodrigues considera importante que o fechamento do ciclo do projeto abra espaço ao samba-enredo, um gênero que tem estado afastado do grande público fora do período carnavalesco e mesmo longe de pessoas que consomem outros gêneros de samba e frequentam a Lapa. “Nossa intenção é reafirmar a força deste gênero único que tanto bem fez pela história do samba e ainda está cheio de vigor”, reflete. “E se tem uma escola com repertório para este tipo de galeria, é a Portela.”

Os ingressos para o Portela na Lapa podem ser comprados via Internet.

Serviço:

Portela na Lapa, episódio 5
Espaço Multifoco, av. Mem de Sá, 126 – Lapa
Dia 12/10, quinta-feira, a partir de 21h
Apresentação: participação de Luis Carlos Magalhães e finalistas do concurso de samba-enredo da Portela 2018.
Ingresso comprado online: R$ 22)
Ingresso na porta: R$ 30

Facebook Comments