Asas Abertas em setembro faz reverência a Clara Nunes

Asas Abertas

Tudo o que é importante, merece ser muito comemorado! Dentro dessa filosofia, o Departamento Cultural prepara uma grande festa no sábado, dia 15 de setembro, a partir de 14h: uma edição do Portela de Asas Abertas, a roda de samba mais charmosa do Rio, em homenagem aos 95 anos da Majestade do Samba e aos 76 anos do nascimento de Clara Nunes, completados em 12 de agosto.

Vão participar desta celebração os grupos Cartola de Noel, Moça Prosa e os Tambores de Olokum tocando em honra da menina Guerreira, filha de Ogum com Iansã, que é nosso enredo para o Carnaval 2019. Nos intervalos da parte musical da festa, outra novidade: a estreia do projeto Poesia de Asas Abertas e a abertura de uma exposição no Centro de Memórias sobre o nosso enredo de 2019. “A Portela vive uma fase de vibração intensa por causa do enredo sobre Clara e com todas as atividades culturais e sociais que acontecem. Por isso, é importante celebrar essa energia toda”, resume o diretor do Departamento Cultural, Rogério Rodrigues.

O Grupo Cartola de Noel tem oito anos de militância no trabalho de manter vivo na memória do povo brasileiro o estilo de samba de grandes baluartes como Noel Rosa, Cartola, Geraldo Pereira e os portelenses Paulinho da Viola e João Nogueira. Formado por Lu Fogaça na voz, Márcio Sorriso na voz e percussão, José Roberto Leão no violão de 7 cordas, Fernando Fontes no cavaquinho, Adriano Palma no bandolim, Magno Julio no pandeiro e Tangerina na percussão geral.

Já o Moça Prosa é a primeira roda de mulheres que nasceu na Pedra do sal e se estabeleceu na região portuária do RJ e até hoje se mantém produzida, idealizada, pensada, construída e tocada por mãos femininas. O batuque das prosas relembra grandes poetas, cantoras, compositoras de ontem e hoje, por meio do movimento pela cultura popular carioca. O objetivo é exaltar a importância e a influência feminina dentro do cenário musical brasileiro passado e presente.

Samba que me faz feliz, em sua raiz, tem arte e poesia

 Nos intervalos dos sets musicais, o Cultural lança uma nova iniciativa: o Sarau de Poesias de Asas Abertas, com apresentação de Ana Machado, que é coordenadora de saraus temáticos e mesas de debates que envolvem cultura, sociedade e educação.

Vão se apresentar o escritor, poeta e produtor de shows Romulo Narducci, o escritor, professor e idealizador do sarau “Uma Noite na Taverna” Rodrigo Santos, a historiadora, pesquisadora, poetisa e contadora de histórias Ana Regina Seixas, o ator, produtor cultural e cantor barítono Rheinaldo Baso e o escritor, produtor de eventos literários e professor Jordão Pablo de Pão. Cada um deles vai prestar homenagens aos grandes compositores do samba, além de recitarem trabalhos autorais.

A tarde-noite será encerrada com apresentação dos tambores de Olokun, um grupo que tem como inspiraçào e referência a linguagem e formação dos maracatus de baque virado do Recife. Foi criado por um grupo de alunos do percussionista Alexandre Garnizé, que explora em suas aulas as raízes musicais, históricas e religiosas dessa expressão cultural. O nome faz referência a Olokun, que é um orixá dos mares, das águas profundas, dos oceanos, que nos separa e apoxima da África.

No Centro de Memórias será aberta exposição sobre o enredo 2019

Este Asas Abertas também participa do projeto Samba do Voluntário, evento mundial que visa arrecadar mantimentos e fundos para ações sociais. Estará em vigor o ingresso social – 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à ação que o cantor e compostior Lúcio Sanfillipo desenvolve junto à população de rua.

Como é de tradição nas edições do Asas Abertas, o público presente poderá adquirir os produtos da Feira de Empreendedores. As pastoras da Portela também estarão vendendo seus quitutes como caldos, pastéis e os disputados bolinhos de feijoada.

Conheça o novo site do Departamento Cutural em www.portelacultural.com.br. Siga o Departamento Cultural nas redes sociais @portelacultural e conheça também o site portelaweb.org com a história da escola.

Serviço:
Portela de Asas Abertas 95 Anos da escola + Clara Nunes
Quando: 15 de setembro, a partir de 14h
Convidados musicais: Cartolas de Noel, Moça Prosa e Tambores de Olokun
Projeto Especial: Sarau Poesias de Asas Abertas
Feira de afroempreendedores e pastoras quituteiras da Portela.
Valores:
Entrada: R$ 15 (preço único) ou 2Kg de Alimentos não perecíveis
Torcidas organizadas uniformizadas: R$ 5
Sócios estatutários e sócios-torcedores não pagamParte superior do formulário
Quadra da Portela: Rua Clara Nunes, 81

 

 

Facebook Comments