Portela leva debate, cinema e muita música para o MAR

Portela na Academia

O Mar, Ô o Mar
Por onde andei mareou (mareou)
(Portela 1981)

No próximo dia 09 de fevereiro, a menos de um mês do carnaval, a Portela vai marear, mais precisamente na Praça Mauá. A Águia Altaneira comandará um dia inteiro de programação voltado ao samba dentro do Museu de Arte do Rio, o MAR.

As atividades estão marcadas para começar às 09h30, com um debate sobre enredo de 2019 Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá com a participação de Luiz Carlos Magalhães, presidente da escola, o diretor de Carnaval e presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Pavão, a carnavalesca Rosa Magalhães e Vagner Fernandes, autor da biografia da cantora.

O dia ainda contará com visitas mediadas à exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, que está em cartaz no MAR, uma edição itinerante do Cine Samba Candeia com exibição dos filmes do coletivo Por Telas, oficinas de surdo com os mestres do Samba dos Crias, e muita música!

O Departamento Cultural fez as tratativas com o Museu para acertar a programação. De acordo com o diretor do segmento, Rogério Rodrigues, eventos desse tipo são fundamentais para dar visibilidade às escolas de samba, sobretudo num período tão próximo do Carnaval. “As escolas estão em preparativos para o desfile, mas cada vez mais elas precisam estar integradas à cidade e nada mais adequado do que a Portela marcar presença em um dos novos cartões postais da cidade que é o MAR”, completou.

Toda a programação do dia terá entrada GRATUITA.

Confira a programação completa:

✨ 09h30 – Debate sobre enredo com Luis Carlos Magalhães, Rosa Magalhães, Fabio Pavão e Vagner Fernandes.

Local: Pavilhão de exposições

✨10h30 – Sessão de autógrafos com Rosa Magalhães

Local: Pavilhão de exposições

✨ 11h – Visita mediada à exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”.

Local: Pavilhão de exposições

✨12h às 14h – Pausa para o almoço

✨ 14h – Visita mediada à exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”.

Local: Pavilhão de exposições

✨ 14h30 – CineSamba – Serão exibidos os filmes do Por Telas e o documentário originado a partir da criação do Perímetro Cultural.

Local: Auditório

✨ 14h30 – Oficina de surdo com os mestres do Samba dos Crias (Inscrições EM BREVE).

Local: Auditório

✨ 15h30 – Debate com os diretores Cecília Rabello, idealizadora do Por Telas, Vereador Reimont e Rogério Rodrigues, idealizador do Perímetro.

Local: Auditório

✨16h30 – Encerramento com Samba do G.R.E.S. Portela

Local: Pilotis

————

O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor e a Vale como copatrocinadora de exposição por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, In Press e BNY Mellon por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Facebook Comments