Evento no MAR destaca enredo e projetos da Portela

Portela na Academia

A Portela ocupou o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no último sábado (9), com uma série de atividades culturais. Desenvolvida pelo Departamento Cultural da agremiação, a programação do MAR de Oswaldo Cruz e Madureira, como o evento foi batizado, homenageou Clara Nunes, tema do enredo de 2019, e também abriu espaço para alguns dos projetos sociais promovidos pela escola.

Pela manhã, o enredo da Portela foi tema de um debate, no pavilhão do MAR, com o presidente Luis Carlos Magalhães; o presidente do Conselho Deliberativo e membro da comissão de carnaval da agremiação, Fábio Pavão; o diretor cultural Rogério Rodrigues; o jornalista e autor da biografia “Clara Nunes, Guerreira da Utopia”, Vagner Fernandes; o escritor João Baptista Vargens; a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira; e a subsecretária municipal de Cultura, Raquel Valença.

Após sorteio de brindes da Portela e o intervalo para o almoço, o público lotou as 100 poltronas do auditório para conferir os três curtas produzidos pelos alunos do projeto Por Telas, parceria entre a agremiação e a produtora Canto de Sala, de Cecília Rabello.

Após a exibição dos três filmes e a estreia do documentário sobre o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz, a plateia, formada em sua grande maioria por alunos dos projetos sociais da Azul e Branco, acompanhou um debate com os idealizadores do Por Telas e os diretores Ruan Lucena, Ygor Lioi e Rozzi Brasil, autores de “Do Samba ao Sample: Entre Duas Culturas”, “Um Craque Esquecido” e “Procuram-se Mulheres”, respectivamente.

O encontro também teve a presença do vereador Reimont, autor da lei do Perímetro Cultural, que vai mapear e ajudar a preservar endereços históricos de sambistas do bairro onde nasceu a Portela.

Outros destaques do roteiro foram a visita guiada à exposição “O Rio do Samba: Resistência e Reinvenção” e a oficina de surdo. A ocupação portelense terminou com uma grande roda comandada pelo grupo Samba dos Crias, formado por integrantes da Portela, nos pilotis do prédio.

Roda de Samba com os Crias, no exterior do Museu de Arte do Rio

Facebook Comments