Debate celebra os 407 anos de Madureira

Cultura Portelense

O diretor Cultural da Portela, Rogério Rodrigues, participou nesta segunda (25) de um debate no canal Papo de Subúrbio no YouTube com profissionais de vários setores e que contaram histórias sobre um dos bairros mais importantes do Rio de Janeiro, considerado uma espécie de capital, não do subúrbio, mas da cidade, conforme definiu o anfitrião Rafael Mattoso.

O historiador e pesquisador promoveu uma roda de conversa em que se contaram causos pessoais, experiências e projetos profissionais relacionados ou influenciados por Madureira.

Participaram o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador do Trem do Samba e das Feiras das Iabás, Gabriel Cid, do Museu Afrodigital, a professora Elika Takimoto, os escritores Marcelo Moutinho e André Gabeh e Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha.

Rogerio lembrou do tempo em que foi morador de Oswaldo Cruz, da sua relação com a Portela, a militância na internet via Portela Web e como nasceu o projeto do Perímetro Cultural, que virou lei em janeiro de 2019. “Madureira não existe só na época carnavalesca e a agenda do Cultural da Portela deixa isso claro ao funcionar o ano todo”, lembrou.

A região foi batizada em lembrança a Lourenço Madureira que, no século XIX, era lavrador e criador de gado em terras da antiga Fazenda do Campinho. Suas terras pertenciam à freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, criada em 1647.

Todos os participantes pediram para o subúrbio melhor estrutura pública, desde transportes a equipamentos culturais e de lazer, como o Parque Madureira, e que atividades como a FLIPortela (Festa Literária da Portela) e movimentos da região tenham mais atenção e investimento do Estado. “O que se produz em cultura em Madureira e no Rio de Janeiro é motivo de orgulho”, resumiu Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Rafael Mattoso será o convidado do programa Papo Reto do Canal Portela Cultural no YouTube nesta quarta, dia 27.

Assista à íntegra dessa roda de conversa:

Facebook Comments