Tela de computador com integrantes do Cultural

Departamento mantém atividades na quarentena

Cultura Portelense

Embora cumprindo rigorosamente o distanciamento social recomendado pelas autoridades, o Departamento Cultural da Portela continua em plena atividade. Nesta quarta-feira realizou uma reunião virtual de seus integrantes para tratar de diversos assuntos, sobretudo a organização dos próximos eventos marcados para o final do ano: a segunda edição da Festa Literária, a FLIPortela, de 30 de outubro a 1º de novembro, e a edição anual do Asas Abertas com o 4º Encontro dos Consulados, no dia 21 do mesmo mês.

“A equipe continua focada em preparar os dois eventos, sobretudo fechar a programação da FLIPortela, que demanda bastante esforço e muitos contatos para acertar agendas, temas e equilibrar os debates. Sem contar que é um alento poder conversar com as pessoas mesmo que a distância, por meio dos aplicativos de conferência”, ressalta o diretor do Cultural, Rogério Rodrigues.

Outro tema da reunião foi como seguir mantendo diálogo com os portelenses ao redor do Brasil e espalhados pelo mundo por meio das redes sociais.

A equipe do Cultural vem sendo ampliada nos últimos meses com a chegada de novos membros, entre eles o historiador e pesquisador Mauro Sérgio Farias, que já foi avaliador do Estandarte Mirim. Kadu Torres e Luciene Dias se formaram técnicos em carnaval no curso feito pelo Cultural em parceria com o CIETH, em 2018 e já montaram uma exposição no Centro de Memórias.

Agora em abril, juntou-se ao time o historiador Ruan Lucena, que atuava no Departamento de Cidadania. Nascido e criado em Oswaldo Cruz, ele participou do curso Por Telas de formação audiovisual, projeto idealizado pela produtora Cecília Rabelo, filha de Paulinho da Viola e que teve apoio do Cultural. Lucena roteirizou e dirigiu o documentário Do Samba ao Sample: entre duas culturas.

Fazem parte do cultural, além do diretor, professor e pesquisador Rogério Rodrigues, o gestor e professor Tarsilo Delphim Coutinho, o bibliotecário Almir Barbio, a professora de Educação Física Dandara Luanda, além dos colaboradores Marcelo Sudoh, formado em ciências sociais e funcionário da embaixada do Brasil em Tóquio, cidade em que preside o Consulado da Portela local, e o jornalista e roteirista, Marcelo Hargreaves.

Diretor
Rogério Rodrigues é diretor do Departamento Cultural desde 2016
« de 8 »

Facebook Comments