Deixa falar… quem quiser?

Portela de Tempos Atrás

A procura de informações sobre os desfiles da Portela nos jornais e revistas publicados entre 1927 e 1929, encontrei duas notas bastante interessantes que podem vir a incentivar os historiadores a novas pesquisas sobre o período de formação das agremiações de samba.

A primeira, reproduzida abaixo, aparece no jornal “Crítica” de 9 de fevereiro de 1929. Nela está publicada a letra do samba “Lá no Estácio” citando a “Deixa Falar” tida, controversamente, como a primeira escola de samba. A letra trata o agrupamento como bloco já que naquela época o termo escola de samba ainda não estava difundido.

 

 

O fato me fez interromper a pesquisa sobre os carnavais da Portela (naquela época denominada “Quem Nos Faz É o Capricho”) e iniciar novas buscas sobre a “Deixa Falar”, que teria sido fundada em 12 de agosto de 1928, desfilado como bloco em 1929 e se transformado em rancho no carnaval de 1930.

A pesquisa foi realizada em mais de 25 revistas e jornais publicados entre 1927 a 1929. Encontrei várias citações de ranchos e blocos, com nomes variados e até engraçados. Mas não foi possível encontrar nenhuma menção à “Deixa Falar”. Como os desfiles de ranchos contavam com espaço garantido nos jornais, acreditei que seria possível encontrar alguma informação sobre aquela agremiação. Em vão…

 

 

 

 

Contudo, chamou-me a atenção uma publicação de “O Jornal” datada de 8 de dezembro de 1929. Nela, o Sr. Paiva, um dos baluartes do bloco “União Faz a Força”, funda o grupo “Deixa Falar Quem Quizer”, cuja “primeira festa” seria realizada no dia 15 de dezembro de 1929, na sede da “União Faz a Força”, situada à Rua Francisca Zieze 92, Terra Nova, onde fica o atual bairro de Pilares. Confira abaixo.

 

 

 

 

 

Segundo o livro “São Ismael do Estácio, o sambista que foi rei” (Funarte, 1985), o “União Faz a Força” era um bloco do Estácio (na verdade de Pilares), que usava as cores vermelho e branco e tinha como um de seus dirigentes o famoso sambista Rubens Barcelos, mais conhecido como “Mano Rubens”. Ele é, com Ismael Silva, Bide, Brancura, dentre outros, um dos fundadores da “Deixa Falar”. A morte de “Mano Rubens”, em 1927, teria levado a fundação da agremiação estaciana em substituição ao “União Faz a Força”, que segundo consta, só existia devido a presença de “Mano Rubens”. O mesmo fato está descrito no livro “Samba de Sambar do Estácio, de 1928 a 1931” (Instituto Moreira Sales, 2010).

Cruzando as informações temos a fundação da “Deixa Falar” em 12/8/1928 e da “Deixa Falar Quem Quizer” em 8/12/1929 (repare a inversão dos números do mês e do ano). Ambas estão relacionadas ao bloco “União Faz a Força”, tanto no depoimento dos próprios fundadores da “Deixa Falar”, como na nota do jornal que cita a “Deixa Falar Quem Quizer”.

 

 

Seria a “Deixa Falar Quem Quizer” a “Deixa Falar”? Por que a “Deixa Falar” não é citada nos desfiles de blocos ou de outros tipos de agremiações carnavalescas em 1929? A “Embaixada do Estácio”, que participou do primeiro Concurso de Samba organizado por Zé Espinguela, em 1928, é a “Deixa Falar”? Ou é outra agremiação? Talvez estas perguntas jamais sejam respondidas, mas podem ser pistas para novas revelações sobre este período.

 

Voltando à Osvaldo Cruz, lamentavelmente não encontrei nenhuma menção sobre a “Quem Nos Faz É o Capricho” entre 1927 e 1929. É triste não termos informações suficientes sobre as agremiações neste período.

Texto:
Marcello Sudoh – Presidente do Consulado da Portela no Japão

Facebook Comments