O primeiro concurso de samba, 1928

Portela de Tempos Atrás

Segundo os livros que narram a história das escolas de samba, o primeiro concurso envolvendo as, então, agremiações de samba, ocorreu no dia 20 de janeiro de 1929. Na ocasião, Zé Espinguela ou José Spinelli, cujo verdadeiro nome era José Gomes da Costa, teria realizado o concurso no Bairro do Engenho de Dentro, onde residia, envolvendo sambistas de Oswaldo Cruz, Mangueira e Estácio. A prova da ocorrência do concurso foi uma entrevista concedida pelo mesmo ao jornal “A Nação”. Vejam o recorte de jornal abaixo.

Foi a partir desta entrevista, com o próprio realizador do primeiro concurso de samba, que a data do evento ficou registrada na história como tendo ocorrido em 1929.

No entanto, os pesquisadores não se deram conta de checar se o depoimento de Zé Espinguela, publicado no jornal, era verdadeiro. Vamos aos fatos.

A entrevista dada por Zé Espinguela ao jornal acima ocorreu no dia 1 de março de 1935. Ou seja, muitos anos depois do concurso ter ocorrido. Ao consultar cerca de 30 diferentes jornais e revistas publicados em 1929, não foi possível encontrar nenhuma referência sobre o tal concurso. Casou-me surpresa a falta de qualquer tipo de menção ao conhecido evento, já que os sambistas que se recordam do certame ou dele ouviram falar, dentre eles Cartola, Ismael Silva, Juvenal Lopes, Antonio Caetano, Antonio Rufino e Heitor dos Prazeres, lembravam até da letra dos sambas cantados.

Conforme o depoimento de alguns deles, o samba vencedor foi o do “Conjunto Oswaldo Cruz”, composto por Heitor dos Prazeres. O “Conjunto Oswaldo Cruz” apresentou um segundo samba, de Caetano. Mas a vitória de Heitor teria “empoderado-o” a ponto de retornar à Oswaldo Cruz e mudar o nome do “Conjunto Oswaldo Cruz” para “Quem nos Faz é o Capricho”.

A fim de esclarecer esta importante passagem da história, pesquisei edições anteriores dos mesmos jornais e revistas, começando pelo ano de 1920. O que encontrei pode não revelar a total realidade daquele concurso, mas são indícios inegáveis de que o primeiro concurso envolvendo agremiações de samba não ocorreu em 1929, nem o vencedor foi o “Conjunto Oswaldo Cruz”.

A primeira notícia sobe o evento, que reuniu bambas de três agremiações da época, foi pulicado pelo jornal “O Imparcial”, datado de 4 de fevereiro de 1928, ou seja, um ano antes do afirmando pela historiografia e sete anos antes da entrevista de José Espinguela para o jornal “A Nação”. Veja abaixo.

Como esta edição foi publicada no dia 2 de fevereiro, o “dia 22 do mês próximo passado” ali descrito seria o dia 22 de janeiro de 1928, ou seja, dois dias depois de 20 de janeiro, quando se comemora o dia de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou Oxóssi, data em que teria sido realizado o primeiro concurso de samba descrito nos livros de história, porém, com um ano a menos de diferença.

O promotor e o local do evento não deixam dúvidas sobre o ocorrido naquela data, “em casa do Sr. José Spinelli, à rua Francisco Meyer, no Engenho de Dentro”. Os sambistas que ofereceram a feijoada “em São Christóvão” para comemorar a vitória da “Embaixada do Estácio”, ou seja, “os srs. Alberto e Paulo”, são nada menos que Aberlado Bolinha, da Mangueira, e Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela, membros das agremiações que foram  derrotadas. Gastão de Oliveira, o personagem que solicitou a publicação do ocorrido, era Gastão Formenti, cantor da “Rádio Sociedade Rio de Janeiro” e contratado pela então gravadora “Odeon”, anunciante do jornal “O Imparcial”. Mais adiante veremos qual o envolvimento da “Odeon” nesta empreitada.

Contudo, as fontes sobre a “peleja sambística” não se encerram por aqui. Na próxima semana traremos novas notas jornalísticas publicadas também em 1928, contando novos detalhes sobre o primeiro concurso de sambas da história. Quase 90 anos depois, a história verdadeira está sendo revelada.

Por Marcello Sudoh – Presidente do Consulado da Portela no Japão

Facebook Comments