Livro sobre Zeca Pagodinho

FLIPortela terá 4 lançamentos de livros

FLIPortela

O sábado 14 de maio, segundo dia da edição 2022 da Festa Literária da Portela, será pontuado por lançamentos de livros. Estão programados pelo menos quatro.

Às 11h30, Andréa Moreira apresenta “Aleatoriamente Poética”.  Pouco depois, às 13h, será a vez de Antonio José Espírito Santo apresentar seu livro “Do Samba ao Funk do Jorjão”, lembrando da famosa boça da bateria do saudoso mestre Jorjão durante o desfile da Unidos do Viradouro no carnaval de 1997. O episódio serve à tese do livro, segundo a qual o samba resulta da “hibridização de formas musicais africanas no contexto da diáspora negra nas Américas”.

Um pouco mais tarde,  o professor do ensino básico, poeta, escritor e mestre em educação Ricardo Jaheem vai estar presente para o debut de seu livro “Dinda”.

Às 17h Carlos Monteiro apresenta sua obra sobre um portelense ilustre que será homenageado pela atual campeã Grande Rio no próximo carnaval: “Zeca Pagodinho, religiões e subúrbios: uma pesquisa”.

Em entrevista recente ao jornal Extra, Monteiro falou sobre sua inspiração para o livro. “O subúrbio sempre foi produtor de cultura e tem cultura própria. Mas o que vemos é que 80% dos equipamentos culturais estão na Zona Sul, onde mora 20% da população. Isso gera um desequilíbrio. O que buscamos é um trabalho contra a maré.”

LANÇAMENTOS DE LIVROS NA FLIPORTELA 2022:

Dia 14 de maio, 11h30m

Autora: Andréa Moreira

Livro: Aleatóriamente Poética

Dia 14 de maio, 13 horas

Autor: Antonio José Spirito Santo

Livro: Do Samba ao Funk do Jorjão

Dia 14 de maio, 15 horas

Autor: Ricardo Jaheem

Livro: Dindo

Dia 14 de maio, 17 horas

Autor: Carlos Monteiro

Livro: Zeca Pagodinho, religiões e subúrbios:  uma pesquisa

Facebook Comments