Centenário vai marcar FliPortela 2023

FLIPortela

Como não poderia deixar de ser, a terceira edição presencial da Festa Literária da Portela, a FLiPortela, terá como tema principal os 100 anos de fundação da Majestade do Samba. O evento vai ser realizado de 28 a 30 de abril na quadra da Portela com o mesmo espírito que vem marcando essa festa desde sua inauguração em 2019: muita cultura, debate, música, poesia, encontros e afetos em volta desse patrimônio imaterial da cultura brasileira que é o GRES Portela.

Editoras e escritores promovendo seus livros, debates sobre o carnaval, visitas de escolas públicas com direito a contação de histórias na sexta-feira e muita celebração no sábado e domingo na quadra da escola na rua Clara Nunes.

Alguns dos momentos de destaque prometem ser o painel sobre a contribuição do audiovisual para preservação da memória do samba, com mediação do jornalista e jurado do Estandarte de Ouro, Leonardo Bruno, que ocorre sábado a partir de 14h.

Logo em seguida, teremos um Molhando a Palavra especial sobre enredos literários da Portela. E como esse tipo de debate não fica só no blá blá blá, a Galeria da Velha Guarda vai nos brindar com sua presença cantando os sambas que forem discutidos.

Às 17, a mesa de gala do evento, Memórias Portelenses: 100 anos de história.

Com mediação do ex-presidente Luis Carlos Magalhães esse será um momento de contação das histórias da vida real que fizeram parte dessa trajetória agora secular da Portela. Vão participar o escritor e professor João Baptista Vargens, a pedagoga Mara Pinheiro, Áurea Maria e Aimoré Moreira, respectivamente pastora e presidente da Velha Guarda da escola, além da matriarca Tia Surica. Para coroar o dia, uma roda de samba mais que especial com o grupo Moça Prosa.

No domingo, ainda tem mais. Saraus de poesia, um debate bacana sobre as novas tecnologias e o carnaval, por meio dos podcasts, e às 13h30, Mauro Cordeiro recebe os carnavalescos da Portela, André Rodrigues e Antônio Gonzaga, para falar sobre como Carnavalizar a Literatura. Logo em seguida a Portela faz o show de encerramento da FliPortela 2023.

O diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues, reafirma que essa é uma edição muito especial, não apenas pela celebração do centenário da escola, mas também por voltarmos a fazer o evento em sua época nativa, no mês de aniversário da escola, sem o fantasma da pandemia que tanto atrapalhou a FliPortela desde 2020. “Será um momento de celebrar a vida também e prestar uma homenagem a todos os baluartes que nos deixaram desde então”, sintetiza.

A área do site dedicada ao evento trás a lista de tudo o que já está confirmado. A página estará em constante atualização.

Confira a programação completa da FLIPORTELA

Facebook Comments