Projeto Por Telas vai democratizar acesso de portelenses ao audiovisual

Portela na Academia

A partir do próximo dia 16, terça, a Portela vai receber em sua quadra inscrições para o seu mais novo projeto cultural em parceria com o Departamento de Projetos Sociais e de Cidadania: o Por Telas. Haverá oficinas, debates e exibições de filmes para que os participantes entendam o que é cinema e como se faz.

“Trata-se de uma forma de democratizar o acesso da população à cultura, através do audiovisual, proporcionar interação entre o público e o cinema e ser uma alternativa qualificada de lazer e cidadania”, resume o diretor do Departamento Cultural da escola, Rogério Rodrigues.

O interessado em participar vai inscrever uma ideia no Concurso de Histórias, aberto para moradores dos bairros Oswaldo Cruz, Madureira, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Rocha Miranda, Campinho, vaz Lobo e Cascadura. Também poderão participar frequentadores assíduos da quadra da escola, integrantes de torcidas organizadas ou componentes que desfilaram em alas da comunidade no Carnaval de 2018 – mediante apresentação de uma Declaração de Participação, que pode ser obtida no Departamento de Comunidades.

Como vai funcionar? Os interessados podem escrever ideias sobre o cotidiano, suas histórias, sua realidade, sua relação com a escola, etc. O tema é livre e deve ser apresentado por escrito com no mínimo 3 linhas e no máximo uma lauda de texto. As inscrições vão até dia 11 de maio.

Uma comissão vai escolher as 30 melhores histórias e seus autores vão participar de oficinas que serão realizadas na quadra do G.R.E.S. Portela. Haverá aulas de roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, direção de arte e direitos autorais.

Após as oficinas, os 30 alunos serão distribuídos em 5 grupos de 6 pessoas e cada grupo colocará em prática o conhecimento adquirido, realizando um curta-metragem. Os cinco curtas serão lançados e exibidos durante a realização da II Noite Veste Azul.

A ideia do Projeto Por Telas é oferecer outras possibilidades de realização artística a jovens e adultos dos bairros que compreendem a Comunidade da Portela, possibilitando, assim, o surgimento de novos agentes multiplicadores de cultura na região. Além disso, pretende estimular a utilização do audiovisual em outras instâncias como projetos educativos, ações comunitárias, etc.

Segundo Rogério Rodrigues, o Por Telas quer valorizar a identidade local, criando momentos de autorreconhecimento e estimular o interesse pelo audiovisual como instrumento de preservação da cultura local. “Além disso, é uma forma de promover cidadania ao dar novas oportunidades profissionais para os alunos formados através das oficinas”, completa a diretora de Projetos Sociais e de Cidadania, Hellen Mary.

 

PROJETO POR TELAS
Oficinas para formação em audiovisual
Inscrições: De 16 a 11 de maio
Local: Quadra da Portela, na Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz
Preço: gratuito

Facebook Comments