Cultural recebe mostra sobre a carreira de Selminha Sorriso

Exposições Culturais Portela na Academia

O Centro de Memória do Departamento Cultural da Portela recebe a partir do dia 19 uma mostra chamada Selminha, o sorriso da avenida, um recorte profissional na carreira da porta-bandeira Selma de Mattos Rocha em sua trajetória no Grupo Especial. Este é o trabalho de conclusão de seis alunos do curso de formação de profissionais de carnaval.

A exposição traz painéis cronológicos que retratam a ascensão meteórica de Selminha no carnaval, com imagens dos desfiles, o emocionante depoimento de uma convidada especial e um figurino de porta-bandeira. Ela é a maior colecionadora de notas 10 da Marquês de Sapucaí, dona de diversos títulos e prêmios.

O trabalho, realizado pelos alunos Cadu, Felipe Caetano, João Luiz, Junior Lopes, Luciene Dias e Matheus Soares, faz uma reflexão sobre a evolução do julgamento do quesito.

O curso de formação de profissionais de carnaval foi uma parceria técnica e acadêmica entre o Instituto Portela Cultural e o Centro Integrado de Estudos em Turismo – CIETH, começou em 11 de maio e teve como objetivo capacitar e qualificar profissionais para atuarem na cadeia artístico-produtiva do Carnaval e em diversas funções relacionadas ao seu universo, observando seu potencial empreendedor, inclusivo, cultural, histórico, geográfico e turístico.

Foram diversos módulos em que os alunos tiveram contato com as muitos campos de conhecimento e habilidades desenvolvidas pelos profissionais de carnaval.

Além de terem aulas com profissionais consagrados da festa, como a carnavalesca Maria Augusta, o grupo fez visitas externas a instituições como Arquivo Nacional e Bibloteca Nacional, como meio de instrumentalização da pesquisa e sobre memória, mas, também, para conhecerem as grandes instituições dedicadas à preservação e à dinamização cultural do Rio e do Brasil.

Por enquanto, não há previsão da realização de uma segunda turma.

Mostra Selminha, o sorriso da avenida
Onde: Centro de Memórias da Portela
Rua Clara Nunes, 81
Quando: 19/1/2018, a partir de 22h

Facebook Comments