IED

Cultural participa de Conferência promovida pela UNIRIO/LASIN

Portela na Academia
IED
Sede do IED na Urca

O Departamento Cultural vai participar da Conferência sobre Artes, Inovação e Sociedade promovida pela UNIRIO, numa proposta compartilhada entre projetos de Extensão e Pesquisa da Música, Teatro e Engenharia de Produção Cultural, com apoio da Rede Latino Americana de Inovação Social LASIN.

A conferência vai ser realizada no dia 7 de dezembro no Instituto Europeo de Design, na Praia da Urca. A programação do evento será composta por apresentações de performances, debates, mostras de projetos de inovação social, de realidade virtual e de artes, para promover reflexões sobre as potentes relações entre arte, inovação e sociedade.

 O Instituto Portela Cultural, criado para viabilizar ações do departamento, e o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz já foram projetos apresentados à rede. Nosso diretor, Rogério Rodrigues, lembra: “Desde que assumimos, desejamos não só preservar a memória da Portela e dos portelenses, com já fazíamos desde a fundação da Portelaweb em novembro de 2000, mas, sobretudo agora no Cultural, promover um dialogo mais amplo entre culturas, saberes e linguagens”. Com isso, o Cultural leva a escola para além dos muros da quadra e dos limites de Oswaldo Cruz e Madureira, conforme sempre pregou Paulo da Portela.

 Entre as ações do Instituto estão a organização de projetos como a roda de samba Portela de Asas Abertas, que homenageia baluartes portelenses na mesma medida em que dialoga com grupos de samba modernos. Há também atividades como o Cine Samba Candeia, as exposições no Centro de Memórias e a articulação com a academia, através da participação de palestras, seminários e até uma parceria para formação de profissionais de carnaval com o Centro Integrado de Estudos em Turismo.

 Segundo Rodrigues, “nosso principal objetivo é desconstruir clichês em torno da Cultura do Samba e mostrar a riqueza plural do samba portelense”. “Dessa forma, ajudamos nesta mediação e na quebra de muros entre a academia e a cultura popular “, completa.

Facebook Comments